top of page

Esboço- Pardal

FEITO À MÃO LIVRE, COM LINHAS SOLTAS.

NO APAGAR DA BORRACHA COM ESTUDOS INTERMINÁVEIS. PODE SER F|NALIZADO COM MAESTRIA, OU TER TODO SENTIDO MESMO SEM TERMINAR. Acontece na LIBERDADE DO TRAÇO SEM PENSAR, COM URGÊNCIA, NO GESTO LIVRE, PROIBIDO NO CHACOALHAR DA LATA. EM ALGUMAS NOITES, ELES NASCEM NAS HORAS DE SOLIDÃO DEBRUÇADO SOBRE A MESA DE DESENHO COM O LÁPIS E PAPEL. Em TODOS ESTES MOMENTOS CRIATIVOS ESBOÇO É UM PONTO DE PARTIDA PARA A ANGÚSTIA CRIATIVA DE UM ARTISTA.

ESSA AMOSTRA DO ARTISTA PARDAL FAZ UMA REFLEXÃO COM O TEMA ESBOÇO. TRAZENDO A BELEZA DO PLANEJAMENTO E DOS ESTUDOS PARA A CONCEPÇÃO DE UMA IDEIA, MAS TAMBÉM A LIBERDADE DE SIMPLESMENTE RABISCAR A INSPIRAÇÃO.

DE ACORDO COM O ARTISTA FRANCÊS MATISSE, O DESENHO TEM O MESMO VALOR QUE UMA PINTURA. E O ARTISTA PARDAL ACREDITA NISSO, POR ISSO O TRABALHO FINALIZADO MANTÉM VISÍvEIS AS LINH AS DE CONSTRUÇÃO E TODO O ALICERCE DO SEU ESBOÇO INICIAL

ASSIM, NESTA EXPOSIÇÃO ESTÄO 13 TELAS DE CORES VIBRANTES TRABALHADAS NO SPRAY E ESMALTE A BASE DE ÁGUA, LADO A LADO DE INTERMINÁVEIS ESBOÇOS NO LÁPIS, NANQUIM, MARCADORES PROCESSO CRIATIVO SPRAYS COM TRAÇOS MANCHADOS E BORRÖES DE BORRACHA. UM ORGANIZADO,  ARQUITETADO E TAMBÉM O PAPEL MOSTRANDO O VISCERAL DO PROCESSO.

 

ESTA PROVOCAÇÃO MOSTRANDO OS TRAÇOS CRUS AO LADO DE SUAS IDEIAS MATERIALIZADAS VEM PARA PROVOCAR NAS PESSOAS O ENTENDIMENTO DE QUE SOMOS TODOS UM ESBOÇO, UMA OBRA INACABADA, E QUE NUNCA ALCANÇAREMOS A PERFEIÇÃO MAS, A BELEZA ESTÁ AÍ, NO PROCESSO, NO TRABALHO QUE NÃO TEM FIM.

 

HOJE, A ALMA DA RUA É UM SKETCHBOOK DESTE PROJETO. APROVEITEM A EXPERIÊNCIA!

ARTISTA PARDAL

A EXPOSIÇÃO ESBOÇO DO ARTISTA PARDAL MARCA UM MOMENTO MUITO IMPORTANTE NA HISTÓRIA DO ARTISTA QUE COMEÇOU COM A ARTE DE RUA EM 1996. ENTRE OUTROS TRABALHOS, PARDAL TEVE A OPORTUNIDADE DE PINTAR VÁRIAS CIDADES DO BRASIL, TRABALHOS INTERNACIONAIS E ALGUMAS EMPENAS EM SÃO PAULO, O MURO DA ESCOLA RAUL BRASIL EM SUZANO E TAMBÉM UM AVIÃO MODELO EMBRAER 195 E2.TEXTO: EMILYN CORREIA

bottom of page